artigos

A busca pelo equilíbrio no uso do carro e da bicicleta

A invenção do carro e da bicicleta revolucionaram a forma de locomoção humana.

Se por um lado, os carros proporcionam conforto/facilidade aos seus usuários, como por exemplo, em dias de chuva e/ou frio, em uma viagem com a família, por outro lado, a queima de combustíveis advinda dos motores contribui para o aquecimento global e doenças respiratórias, por exemplo. Além disso, o tempo gasto no trânsito aumenta o tempo de inatividade física elevando o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e outras doenças relacionadas com o sedentarismo.

Já a bicicleta, conhecida como um meio de transporte ativo/sustentável, permite percorrer diferentes distâncias (depende do nível de aptidão física) utilizando a energia do próprio corpo. Com isso, não há emissão de poluentes e diversos benefícios à saúde podem ser obtidos, como por exemplo, menor nível de estresse, redução no risco de morte por todas as causas, hipertensão e outras doenças associadas ao sedentarismo. Em contrapartida, muitas vezes torna-se inviável o uso da bicicleta em dias de baixa temperatura/chuva, numa viagem com a família etc.

Assim, fica claro que ambos os meios de transporte têm pontos positivos e negativos e que há situações em que um não substitui o outro. No entanto, existe momentos que é possível SIM usar a bicicleta no lugar do carro, como pode ser observado no ponto de intersecção dos círculos na figura abaixo. Acredito que esta seja a grande “sacada”, encontrar o equilíbrio entre nossas necessidades, conforto, e prazer, mas sem prejudicar a nossa saúde e ainda mais a natureza!

Por isso, procure ser mais ativo, gire a corrente e encontre o seu equilíbrio para ganhar mais saúde e qualidade de vida. Sua atitude faz a diferença. A mudança começa dentro de cada um de nós!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

© 2021 Todos os direitos reservados LabFab Conectando a Ciência do Ciclismo à Sociedade