Um estudo conduzido por Gössling e colaboradores (2019) analisou o custo-benefício anual entre o transporte ativo (ex. bicicleta) e o transporte por automotores (ex. carros) nos países da União Europeia (UE).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os pesquisadores levaram em consideração diferentes parâmetros para a análise, dentre os quais, podemos citar, poluição do ar, poluição sonora, congestionamento, acidente, mudança climática, benefícios relacionados à saúde, distância total percorrida (passageiro.km – pkm), entre outros.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com relação a distância total percorrida, estima-se que em 2016 as viagens com bicicleta na UE chegaram a 134 bilhões de quilômetros. Essa estimativa para as viagens de carro ficou em 4.179 trilhões de quilômetros, uma proporção de 32:1 pkm (carro:bicicleta, respectivamente).
O principal resultado do estudo pode ser observado no gráfico (figura do gráfico).. Enquanto viagens feitas com a bicicleta geram um benefício de €24 bilhões de euros à sociedade, veículos automotores são fortemente subsidiados em aproximadamente €500 bilhões de euros/ano.
Esse resultado demonstra claramente quais devem ser as prioridades em políticas públicas com relação ao investimento em infraestrutura de transporte e mobilidade urbana. Mais ciclovias são necessárias para estimular a sociedade a usar a bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte.
Ótimas pedaladas!
Parceiros
@nihonmaker
@henriquegalozzi
@artedentalodontologia
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência Bibliográfica
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gössling, S., Choi, A., Dekker, K., & Metzler, D. (2019). The Social Cost of Automobility, Cycling and Walking in the European Union. Ecological Economics. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2018.12.016